MENU
AMOR INCONDICIONAL: OS NOSSOS AMIGOS DE 4 PATAS
07/01/2022 19:45 em Novidades

AMOR INCONDICIONAL: O MAIOR ENSINAMENTO DOS NOSSOS AMIGOS DE 4 PATAS 

por: Claudia Monteiro

Escrevo esta crônica preparando o " Desopila"  Programa de variedades e música que apresento semanalmente na web rádio Palco Brasil Fm.

 Manhã chuvosa de uma sexta-feira 7 de Janeiro... Comecinho de um ano que para a maioria das pessoas inspira  desejos... anseios... esperanças... Enfim: Sonhos com um enorme potencial de realizações! 

  Deitada no sofá e praticando o “ ócio criativo” ( como bem definiram os filósofos gregos)  pesquisando notícias boas para postar nesse portal, me deparei com a reportagem sobre um cão de apenas 8 meses que salvou a vida de seu "Dono" que sofrera um grave acidente nas montanhas geladas, o aquecendo durante várias horas à 1.800 metros de altitude até a chegada do resgate. Imediatamente me chamou a atenção a frase: "Salvou a vida de seu DONO! Dono? Porque não de seu Amigo Tutor?   Adquirimos um animal de estimação como propriedade?  Que tal nos vislumbramos  na posição de aprendizes mediante a  inocência, pureza e nobreza que os mesmos nos ensinam em lições diárias sobre o que é amar de forma incondicional.  Discordo da palavra “proprietário” atribuída a quem se torna responsável pela vida de um 4 patinhas. VIDA! Somos sim verdadeiros tutores e ao mesmo tempo tutelados dos mesmos. Amparo, proteção, defesa, carinho,  guarda... Quem ama cuida! Esse é o dever de todos que decidem assumir esse compromisso ao criar um pet.  

  Uma grande lição aprendida é que a  nobreza só pertence aos que amam incondicionalmente. Almas Nobres! Por isso não precisam de muito tempo aqui na Terra para aprenderem o que a humanidade dita: " racional" leva dezenas de décadas...Divido com vocês uma reflexão poética  de Richard Biby originalmente em inglês traduzido para o português:

 

"Apenas um cachorro" ( Richard Biby)

 

“De vez em quando as pessoas me dizem “relaxe, é apenas um cachorro” ou “é muito dinheiro apenas para um cachorro”. Elas não entendem a distância percorrida, o tempo investido ou os custos incorridos por “apenas um cachorro”. Alguns dos meus momentos mais orgulhosos aconteceram com “apenas um cachorro”.

Muitas horas passaram sendo minha única empresa “apenas um cachorro”, mas não por um único momento eu me senti desprezado. Alguns dos meus momentos mais tristes foram para “apenas um cachorro”, e naqueles dias cinzentos, o toque suave de “apenas um cachorro” me deu o conforto e a razão para passar o dia.

Se você também pensa “é apenas um cachorro”, então você provavelmente entenderá frases como “apenas um amigo”, “apenas um nascer do sol” ou “apenas uma promessa”. “Somente um cão” traz à minha vida a própria essência da amizade, da confiança e da alegria pura e desenfreada. “Somente um cão” traz a compaixão e paciência que me tornam uma pessoa melhor.

Por “apenas um cão”, vou me levantar cedo, vou fazer longas caminhadas e ansioso para o futuro. Então, para mim, e para pessoas como eu, não é “apenas um cão”, mas uma encarnação de todas as esperanças e sonhos do futuro, as lembranças do passado e a alegria absoluta do momento. “Somente um cão” traz o bem em mim e desvia meus pensamentos para longe de mim e das preocupações diárias.

Espero que um dia você possa entender que não é “apenas um cachorro”, mas o que me dá a humanidade e me impede de ser “apenas um humano”. Então, na próxima vez que você ouvir a frase “apenas um cachorro”, apenas sorria porque “simplesmente quem a pronuncia não entende”.

COMENTÁRIOS